Medicina de Família | Acupuntura | Homeopatia | Mindfulness

Horário : Segunda a sexta-feira, 8h às 12h | 13h às 18h
  Contato : (41) 3209-5204 | 99259-0031 (whatsapp)

All Posts in Category: Notícias

Programa Bom Aluno recebe oficina de mindfulness

No sábado, 3 de junho, o dr. Luiz Fernando Nicolodi ministrou uma oficina de Mindfulness a alunos de Ensino Médio que participam do Programa Bom Aluno, em Curitiba. Na ocasião, os alunos, e alguns pais presentes, puderam experimentar os benefícios imediatos ao praticar mindfulness, como mais foco, atenção e presença.

O Programa Bom Aluno, coordenado pelo Instituto Bom Aluno do Brasil, trabalha junto a alunos do Ensino Fundamental até o nível Universitário, todos oriundos de escolas públicas e com pouca possibilidade de investimento em sua educação. O Programa tem como missão auxiliar na construção de um Brasil melhor, onde os alunos têm a oportunidade de potencializar suas habilidades e receber amplo apoio nesta jornada, tornando-se assim, agentes de transformação social.

Read More
Príncipe Charles falou sobre o uso de homeopatia em seu próprio rebanho leiteiro durante um discurso sobre a resistência antimicrobiana na Royal Society, em Londres. Fotografia: Mark Cuthbert / Getty Images

Príncipe Charles usa homeopatia para tratar seus animais

Esta é uma tradução livre do artigo publicado originalmente no site The Guardian

O príncipe Charles propôs uma solução para a crescente crise de uso excessivo de antibióticos em animais e seres humanos, ao falar em um encontro internacional de cientistas e funcionários do governo, em Londres, que ele trata suas próprias vacas e ovelhas com homeopatia. Na frente da médica-chefe do governo, Dame Sally Davies, que disse certa vez a um comitê parlamentar que a homeopatia em seres humanos era “lixo” e que ela estava “perpetuamente surpresa que a homeopatia está disponível no NHS (National Health Service)”, o príncipe explicou aos delegados de 20 Nações e organizações por que ele havia se voltado para remédios homeopáticos para animais.

“Foi uma das razões pelas quais eu transformei minha operação agrícola em um sistema orgânico – ou agroecológico – há mais de 30 anos e por que temos usado com sucesso tratamentos homeopáticos – sim homeopáticos – para o meu gado e ovelhas como parte de um programa para reduzir o uso de antibióticos “, disse ele.

O príncipe não deu detalhes ou ficou para perguntas, mas Clarence House disse mais tarde: “A homeopatia é usada caso a caso na Home Farm, em combinação com a medicina mais convencional, para minimizar a dependência de antibióticos”.

A crença do príncipe em medicamentos homeopáticos para humanos tem sido conhecida há muito tempo, bem como seu apoio à homeopatia no NHS, o Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido. Ele provocou confrontos com médicos e cientistas que dizem que os remédios, que envolvem uma gota de substância ativa diluída em água e que apenas a memória da substância permanece, não são baseados em evidências. Alguns especialistas, no entanto, admitiram que a homeopatia poderia ter um efeito placebo para aqueles que acreditam que irá ajudá-los.

Um grupo chamado HAWL – Homeopathy at Wellie Level – que é financiado pelo príncipe, treina os agricultores no uso da homeopatia e afirma que ela pode ajudar os animais que estão estressados. “Agora é bem aceito que os problemas dos animais surgem em momentos de estresse (desmame, transporte, separação etc), e dar remédios a eles nestes momentos pode muito bem evitar as doenças, assim como também pode melhorar a produção”, informou o site. Reconheceu, no entanto, que a evidência científica para remédios homeopáticos em animais é escassa.

Há 500 agricultores treinados em homeopatia e 38 veterinários homeopáticos, de acordo com o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais. Um porta-voz do deparamento disse que os remédios para animais “devem ser registrados de acordo com as Regras de Medicamentos Veterinários para garantir que eles são seguros e rotulados adequadamente antes que possam ser vendidos no Reino Unido. Proprietários de animais devem sempre discutir a melhor opção de tratamento com seu veterinário e procurar seus conselhos profissionais.” Mas a British Veterinary Association (Associação Veterinária Britânica), o principal órgão representativo dos veterinários no Reino Unido, dispensou a homeopatia. “A BVA não pode endossar o uso de remédios homeopáticos, ou de fato quaisquer produtos que fazem alegações terapêuticas, que não têm eficácia comprovada. A conseqüência poderia ser grave à saúde e bem-estar animal por causa da falta de efeito terapêutico, o que seria contraproducente para a melhor saúde animal e bem-estar “, disse John Blackwell, seu vice-presidente sênior.

A condenação categórica do príncipe ao uso excessivo de antibióticos na agricultura e nos seres humanos, no entanto, será universalmente bem recebida.

Dado o cenário potencialmente desastroso que enfrentamos, acho difícil entender como podemos continuar a permitir que a maioria dos antibióticos utilizados na agricultura, muitos dos quais também são usados ​​na medicina humana, sejam administrados a animais saudáveis”, disse. “Será que nós, eu me pergunto, aconselharíamos a adição de antibióticos à nossa própria comida ou água , se ficássemos doentes?”

Davies, a médica-chefe, que visitou duas vezes a fazenda do príncipe para admirar sua abordagem sustentável e uso mínimo de antibióticos, disse que estava satisfeita por ter concordado em organizar a reunião de Londres. “Ele é um agricultor orgânico que cuidou toda a sua vida do bem-estar animal e ele mal usa antibióticos”, disse ela. “Seu patrocínio significa que temos um grupo muito alto de pessoas aqui de todo o mundo.” Perguntada sobre o que ela pensava sobre o uso da homeopatia, ela respondeu: “Eu não sou uma veterinária.”


Read More