Medicina de Família | Acupuntura | Homeopatia | Mindfulness

Horário : Segunda a sexta-feira, 8h às 12h | 13h às 18h
  Contato : (41) 3209-5204 | 99259-0031 (whatsapp)

All Posts in Category: Artigos

Programa de Mindfulness e Compaixão – Inscrições abertas para 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mindfulness e Compaixão, que tem início marcado para o dia 1º de fevereiro de 2018. Com um total de oito encontros, o programa acontecerá sempre às quintas-feiras, das 19h30min às 21h30min e termina no dia 22 de março. A atividade é conduzida pelo médico Luiz Fernando Nicolodi, que é instrutor de Mindfulness pelo Mente Aberta Brasil.

Os encontros ocorrem no Instituto Educacional de Bem com a Vida, na rua Parnaíba, 345, bairro São Francisco, em Curitiba-PR.

Se você quer se inscrever no programa, acesse este link.

O que é Mindfulness?

Muito se tem falado nos últimos tempos sobre a redução da agitação mental através de Mindfulness. E não é por menos: as evidências mostram que sua prática regular não somente acalma a mente, como proporciona maior estabilidade emocional, o que facilita lidar com situações difíceis, aumenta a atenção e a produtividade, melhora a saúde total e as relações em casa e no trabalho.

O termo Mindfulness pode ser traduzido para o português como Atenção Plena, um estado psicológico/mental/emocional conquistado através do treinamento da mente. 

Algumas pessoas ansiosas ou enredadas no próprio estresse afirmam que não são capazes de praticar a meditação, de ficar em silêncio em postura meditativa. Justamente são essas as mais beneficiadas com a prática. O estado de presença e atenção plena é um estado potencial da mente de cada ser humano; todos podem acessar e cultivar esse estado. Os estudos mostram que quanto mais praticamos, mais resultados obtemos.  

Há quem demonstre interesse em conhecer e praticar a meditação, porém não quer necessariamente entrar em contato com o conjunto de símbolos e práticas de tradições religiosas específicas. Assim, o fato de Mindfulness surgir com uma proposta laica vem atraindo seguidores, já que se trata de um estado psicológico em potencial em qualquer ser humano, livre de crenças, culturas, raça e país.

Geralmente o formato das intervenções de mindfulness seguem um calendário de oito semanas, em que há um encontro presencial de 2 horas por semana e uma série de atividades de casa para que a pessoa seja convidada a estar atenta em muitos momentos do seu cotidiano.

Efeitos físicos e mentais

Os estudos científicos realizados em inúmeras Universidades e centros de pesquisa no mundo estabeleceram, em diferentes ocasiões, que Mindfulness é efetivo para:

  1. Diminuição do estresse, das emoções negativas e aumento do bem-estar;
  2. Melhora global na qualidade de vida e na percepção do estresse;
  3. Redução da reação emocional associada a dor;
  4. Redução dos sintomas de depressão e ansiedade;
  5. Melhora da memória, criatividade e atenção

Para compreender um pouco mais sobre o programa de oito semanas, assista o vídeo a seguir:

Segundo Kabat-Zinn:

Meditação é a simplicidade em si mesma. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo!”

Read More

Retiro de final de ano no Monte Crista recebe inscrições até dia 23

Pessoas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já garantiram a sua participação no evento “Um olhar para a alma – Retiro de Mindfulness & Constelações”, que vai ocorrer de 01 a 03 de dezembro na pousada Monte Crista, em Garuva-SC.

As atividades iniciam no final da tarde da sexta-feira, dia 1º, e encerram após o almoço do dia 3/12, um domingo.

Esse evento é uma iniciativa dos profissionais Luiz Fernando Nicolodi e Tonio Luna a fim de gerar um espaço de profundo contato da pessoa consigo mesma e assim poder olhar de forma aberta, livre de julgamentos, as dinâmicas ocultas da Alma, os emaranhamentos que nos impedem de expressar amplamente o potencial de Vida em cada um de nós.

Sem Mindfulness (Atenção Plena) não há possibilidade de olharmos a Constelação. A constelação só é acessível diante de uma mente livre de conceitos. Assim, vamos potencializar o olhar interno para nosso corpo e mente, e incluir o olhar sistêmico, que nos conecta aos nossos antepassados, à força da Natureza e à Vida.

As inscrições para o retiro encerram no dia 23 de novembro e são realizadas neste link.

Read More

Constelações Familiares e Sistêmicas – Somos parte de uma teia de relações

Por Maiana Antunes e Luiz Fernando Nicolodi

A abordagem das Constelações se tornou muito popular no Brasil.  O olhar de seu idealizador, Bert Hellinger, é inovador, profundo e direto quando se trata de resolver conflitos nos nossos sistemas familiares e profissionais.

Mas afinal, o que é um sistema?

Não estamos desconectados de múltiplas gerações familiares, não viemos ao mundo espontaneamente. Temos um pai e uma mãe que doaram suas energias, seus cuidados e seu amor para que pudéssemos existir. Estamos, portanto, imersos no nosso Sistema Familiar, somos expressão viva dele.

Também na nossa profissão, estamos atrelados a um Sistema Empresarial, com chefes, colegas, fundadores e empresas. A noção de Sistema nos mostra que não estamos nem um pouco desconectados de tudo que acontece nesses sistemas. Como parte integrante e ativa desses sistemas, imprimimos dentro deles nossas intenções e ação, mas igualmente sofremos ação e reações que acontecem nessa teia.  Perceber a teia e essas conexões é um passo muito importante para exercermos o potencial que temos.

As ressonâncias familiares atuam na nossa história pessoal

Ao olhar através das Constelações, percebemos que uma grande parte da nossa história pessoal está conectada com a história de nossos antepassados. Qualquer desequilíbrio no passado pode vir como uma onda até nós e nossos descendentes, imprimindo a inevitabilidade de suas consequências.

Podemos dizer que, na maioria das vezes, doenças, sintomas e sensações internas surgem de uma tentativa inconsciente de compensação e equilíbrio de fatos que ocorreram anteriormente nesses sistemas. Uma pessoa pode desejar morrer após perder seu irmão. Um homem pode repetir o histórico de alcoolismo na família pelo fato de seu pai e avô terem sido alcoolistas. Uma mãe pode deprimir por não reconhecer seus filhos abortados. Um neto pode desenvolver um distúrbio sério da fala em decorrência de muitas das vítimas de seu avô terem sido caladas. As conexões entre vítimas e perpetradores é forte e atravessa as gerações. E mais: geralmente não temos consciência de que nosso sofrimento se deve a tantos fatos que envolveram nossos antepassados.

Todas essas conexões atuam no sistema em que estamos inseridos, seja ele familiar ou profissional. Ao nascer em uma determinada família, estamos naturalmente expostos aos emaranhamentos que a envolvem, não importa em qual geração os conflitos ocorreram, se na dos nossos pais, avós, bisavós ou além. Ao pertencer a um sistema, de nada adianta fechar os olhos ou mudar de país se afastando da família para evitar as dores do que aconteceu. Da mesma maneira, de nada adianta se distanciar de nossos pais ou irmãos para calar algum conflito. Tudo o que ocorreu na nossa família pode reverberar em nós, querendo ou não. Contudo, os emaranhamentos atravessam as gerações, eles não cessam até que todos os envolvidos nos conflitos sejam reconhecidos, incluídos e recuperem o seu devido lugar. Até que isso aconteça, as dores e sofrimentos continuam atuando, e não somente até chegar em nós, mas nas gerações futuras, como nossos filhos, netos e assim por diante.

Costumamos dizer que o sofrimento não cessa até que, aquilo que precisa ser visto, seja de fato olhado e reconhecido. É o sistema buscando seu equilíbrio através das pessoas que fazem parte dele. Nesse sentido, o trabalho das Constelações atua de maneira tão profunda e completa: ele nos dá a valiosa oportunidade de olhar para aquilo que nos impede de seguir com saúde, amor e sucesso em nossa vida.

——————————————————————————

Confira as datas dos próximos encontros de Constelações com o dr. Luiz Fernando Nicolodi e Maiana Antunes. Os grupos são abertos a todos que pretendem olhar para questões de saúde, trabalho, relacionamento, entre outras. O valor para participar de um encontro é de R$180, entretanto é possível optar por um pacote com desconto para três encontros, no valor de R$450.

Clique aqui para fazer sua inscrição!

Read More

Convite – Venha conhecer as Constelações Familiares e Sistêmicas

O trabalho com as Constelações Familiares e Sistêmicas aponta um novo momento da abordagem de uma Medicina mais ampla que venho construindo ao longo do tempo. Ao perceber que as doenças e sintomas não estão apenas ligados à história pessoal do paciente, mas a toda uma série de fatores, muitas vezes inconscientes, surge a abordagem fenomenológica das Constelações Familiares. Essa abordagem nos mostra de maneira impressionante e profunda as dinâmicas invisíveis da nossa Alma, os emaranhamentos em que estamos imersos diante do nosso destino. Uma doença e um sintoma frequentemente representam esses emaranhamentos e devem ser olhados, acolhidos, e integrados em num nível mais profundo, não meramente intelectual.

Esse é o olhar das Constelações propostas por Bert Hellinger. É um trabalho que pretende estar fiel e alinhado com a Fonte, com o próprio Hellinger. Pretendemos fazer um trabalho sério, responsável e profundo, que traga alívio, compreensão, força e mais Amor nas nossa relações.

Para dar esse passo conto com a presença de minha companheira e esposa, Maiana, que tem sido fonte de inspiração, de intuição, e de fazer aprender cada vez mais com a presença feminina. Ela vem se dedicando há muitos anos nesse trabalho e somará boas intenções e seriedade nesse novo momento.

Conto com a presença de cada um de vocês! Esse é um trabalho pela Vida, pelo Amor, pela Lucidez!

Um abraço fraterno!

Dr. Luiz Fernando Nicolodi

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Read More

Palestra gratuita “Ordens do amor: uma visão sistêmica da saúde e da doença”

Convidamos a todos para a palestra gratuita nesta segunda-feira, 2 de outubro, a partir das 20h na Casa de Fortalecimento da Fé Dr. Roberto Silveira, em Curitiba.

Saúde e doença não podem ser vistas a partir apenas do sujeito isolado. Muitas vezes, sistemicamente, podemos estar envolvidos em emaranhamentos ocultos na nossa família, nas empresas e organizações, que nos fazem adoecer. Nesta palestra, ministrada pelo médico Luiz Nicolodi e a consultora em comunicação sistêmica Maiana Antunes, vamos olhar um pouco para as Ordens do Amor e como elas atuam nas dinâmicas invisíveis da nossa vida.

Read More

2ª edição do Café da manhã com Mindfulness será neste domingo

Em parceria com o médico Luiz Fernando Nicolodi, a Bem Integral Alimentos Naturais irá promover no domingo, 17 de setembro, uma manhã especial de prática de mindfulness, um estado mental de atenção plena que tem ajudado muitas pessoas e que pode ser praticada em qualquer lugar, por qualquer pessoa e em qualquer situação.

A atividade é aberta a todos, praticantes ou não, e tem como objetivo apresentar a prática em um espaço inusitado, reforçando o caráter democrático e inclusivo do mindfulness.

Logo depois, a loja oferecerá um delicioso café da manhã para que todos possam conversar e discutir um pouco mais sobre o assunto.

Vai ser uma manhã muito especial, venha e convide os amigos!

Inscrições antecipadas na loja ou pelo contato@bemintegral.com.br
Valor: R$ 30,00
Vagas limitadas em função da capacidade do espaço

A Bem Integral Alimentos está localizada na Rua dos Funcionários, 961, no bairro Cabral em Curitiba.

* Traga sua almofada para seu conforto. Também teremos tapetes de EVA e cadeiras, para quem desejar.

Read More

Em meio à natureza, alunos receberam aula sobre saúde integrativa

No último final de semana, 7 e 8 de julho, dr. Luiz Nicolodi ministrou aula sobre saúde integrativa para alunos da pós-graduação e formação livre em Programação Neurolinguística do Instituto Liderança Moderna (Brusque-SC) em parceria com Instituto de Bem com a Vida (Curitiba-PR). A atividade ocorreu no Espaço Rural Clarear, uma área repleta de verde localizada no alto de Camboriú, em Santa Catarina. A aula iniciou na sexta-feira no salão de eventos, onde o fogo da lareira aqueceu o grupo, e no sábado os alunos realizaram práticas meditativas ao ar livre. Confira as fotos!

Read More

Mindfulness no Parque Barigui será no dia 19 de fevereiro

Uma prática de uma hora de mindfulness em meio à natureza. Assim é o Mindfulness no Parque, uma atividade gratuita e aberta a todos conduzida pelo médico e instrutor de mindfulness Luiz Fernando Nicolodi.

Conhecida com a prática da atenção plena, o mindfulness estimula o foco, melhora a saúde e reduz a ansiedade, além de fortalecer a percepção sobre si mesmo e dos outros.

>>Saiba o que é mindfulness

A segunda edição acontece no dia 19 de fevereiro, domingo, às 10h, no quiosque localizado atrás do Salão de Atos do Parque Barigui. Para participar, basta chegar 15 minutos antes do início da atividade. É importante levar uma esteira ou semelhante e almofada para sentar, além de usar roupas confortáveis. Como o objetivo da prática e é estimular a compaixão, sugerimos aos participantes que levem um alimento não perecível para que seja doado a entidades parceiras. O Mindfulness no Parque é uma parceria da Revista Mandala com o médico Luiz Fernando Nicolodi.

A paciência significa simplesmente estar totalmente aberto a cada momento, aceitando-o em sua plenitude e sabendo que, como no caso da borboleta, as coisas são descobertas quando você as toca. – Jon Kabat-Zinn

Read More

Florianópolis irá receber programa semi-intensivo de Mindfulness em abril

Nos dias 1º e 8 de abril, Florianópolis irá receber o Programa semi-intensivo de Mindfulness para Redução de Estresse e Qualidade de Vida, que será facilitado pelo médico integrativo Luiz Fernando Nicolodi, instrutor de Mindfulness pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde. A atividade, organizada em dois encontros, vai ocorrer das 8h30min às 18h na Av. Afonso Delambert Neto, 885 – Lagoa da Conceição.

O Mindfulness, que pode ser traduzido para o português como “atenção plena”, tem conquistado cada vez mais praticantes no mundo todo devido aos benefícios para a saúde mental e física que proporciona. Consiste em uma série de práticas meditativas em que o treino da atenção favorece o autoconhecimento, diminui níveis de estresse e ansiedade e melhora significativamente a qualidade de vida.

Assista ao vídeo >> O que é Mindfulness?

Programação:

Manhã: 8h30 às 12h30min

Tarde: 14h às 18h

Investimento: 

  • R$ 850,00 para inscrições concluídas até 01/03/2017
  • R$ 950,00 após 02/03/2017

Inscrição:

As inscrições são realizadas online e o pagamento pode ser feito via depósito/transferência bancária ou pelo PagSeguro, em que é possível parcelar o valor. Para mais informações, entre em contato pelo email contato@luizfnicolodi.com ou pelos telefones (41) 3209-5204 e (41) 99259-0031 (whatsapp).

>> Inscreva-se aqui 

Read More