Medicina de Família | Acupuntura | Homeopatia | Mindfulness

Horário : Segunda a sexta-feira, 8h às 12h | 13h às 18h
  Contato : (41) 3209-5204 | 99259-0031 (whatsapp)

Programa de Mindfulness e Compaixão – Inscrições abertas para 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mindfulness e Compaixão, que tem início marcado para o dia 1º de fevereiro de 2018. Com um total de oito encontros, o programa acontecerá sempre às quintas-feiras, das 19h30min às 21h30min e termina no dia 22 de março. A atividade é conduzida pelo médico Luiz Fernando Nicolodi, que é instrutor de Mindfulness pelo Mente Aberta Brasil.

Os encontros ocorrem no Instituto Educacional de Bem com a Vida, na rua Parnaíba, 345, bairro São Francisco, em Curitiba-PR.

Se você quer se inscrever no programa, acesse este link.

O que é Mindfulness?

Muito se tem falado nos últimos tempos sobre a redução da agitação mental através de Mindfulness. E não é por menos: as evidências mostram que sua prática regular não somente acalma a mente, como proporciona maior estabilidade emocional, o que facilita lidar com situações difíceis, aumenta a atenção e a produtividade, melhora a saúde total e as relações em casa e no trabalho.

O termo Mindfulness pode ser traduzido para o português como Atenção Plena, um estado psicológico/mental/emocional conquistado através do treinamento da mente. 

Algumas pessoas ansiosas ou enredadas no próprio estresse afirmam que não são capazes de praticar a meditação, de ficar em silêncio em postura meditativa. Justamente são essas as mais beneficiadas com a prática. O estado de presença e atenção plena é um estado potencial da mente de cada ser humano; todos podem acessar e cultivar esse estado. Os estudos mostram que quanto mais praticamos, mais resultados obtemos.  

Há quem demonstre interesse em conhecer e praticar a meditação, porém não quer necessariamente entrar em contato com o conjunto de símbolos e práticas de tradições religiosas específicas. Assim, o fato de Mindfulness surgir com uma proposta laica vem atraindo seguidores, já que se trata de um estado psicológico em potencial em qualquer ser humano, livre de crenças, culturas, raça e país.

Geralmente o formato das intervenções de mindfulness seguem um calendário de oito semanas, em que há um encontro presencial de 2 horas por semana e uma série de atividades de casa para que a pessoa seja convidada a estar atenta em muitos momentos do seu cotidiano.

Efeitos físicos e mentais

Os estudos científicos realizados em inúmeras Universidades e centros de pesquisa no mundo estabeleceram, em diferentes ocasiões, que Mindfulness é efetivo para:

  1. Diminuição do estresse, das emoções negativas e aumento do bem-estar;
  2. Melhora global na qualidade de vida e na percepção do estresse;
  3. Redução da reação emocional associada a dor;
  4. Redução dos sintomas de depressão e ansiedade;
  5. Melhora da memória, criatividade e atenção

Para compreender um pouco mais sobre o programa de oito semanas, assista o vídeo a seguir:

Segundo Kabat-Zinn:

Meditação é a simplicidade em si mesma. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo!”