Medicina de Família | Acupuntura | Homeopatia | Mindfulness

Horário : Segunda a sexta-feira, 8h às 12h | 13h às 18h
  Contato : (41) 3209-5204 | 99259-0031 (whatsapp)

Sugestão de almoço saudável

Se muitas vezes faltam ideias para cozinhar, saiba que muitos dos ingredientes que você tem em casa podem se transformar em pratos saudáveis e muito saborosos. Veja a receita que preparamos para você.

Composição geral

Arroz integral orgânico biodinâmico

Milho cozido orgânico

Salada de alface orgânica

Bolinho de espinafre orgânico

Benefícios e modo de fazer

O arroz utilizado aqui é uma mistura de cateto integral, vermelho e preto.

Cozinhe por cerca de 40 minutos em boa quantidade de água, com um pouco de sal marinho, depois coe o arroz. Isso o deixa mais solto e saboroso. O arroz integral é um alimento relacionado ao elemento terra. A terra é o elemento central de cura e, no corpo físico, está relacionada ao estômago e ao baço pâncreas, órgãos responsáveis pela extração das essências nutritivas dos alimentos. A partir desses órgãos, as essências pós celestiais, ou seja, aquelas formadas após o nascimento, são diariamente recompostas e assimiladas pelo organismo. Os processos de desintoxicação e fortalecimento das substâncias vitais, que devem estar inclusos em qualquer tratamento médico mais profundo, devem ter como referência o arroz integral.

O milho é o grão mais yang da natureza, sua cor é amarelada, ligada ao elemento fogo e aos processos vitais de calor no organismo.  Eleva o ânimo e favorece o canto.

O conjunto desta refeição engloba a maioria dos aminoácidos essenciais (os que adquirimos pela alimentação) e os não-essenciais (os que nosso próprio organismo sintetiza e renova). Além disso, é uma refeição carregada de fibras e produtos de maior teor nutricional, gerando a saciedade por um período mais longo de tempo. A quantidade de gorduras é pequena, favorecendo a perda ponderal com saúde. A alface é rica em fibras e favorece o trânsito intestinal.

Para o bolinho de espinafre: um maço de espinafre + 1 ovo  + 1 pitada de sal marinho + ½ xícara de farinha de trigo  integral + 2 colheres de farinha de aveia + 1 colher de chá de fermento químico.

Misture todos os ingredientes úmidos e, por último, acrescente as farinhas e o fermento. Frite no azeite de canola em pequena quantidade em uma frigideira

Modo de degustar

Com atenção plena, percebendo visualmente a comida por alguns instantes, depois percebendo os aromas que surgem e, assim, saboreando cada alimento com consciência, sentindo o mastigar e o contato com a boca e a língua. Engolindo e sentindo o trajeto até o estômago.

Bom apetite!